22/04/2014

Totens de sinalização turística já estão instalados no centro de São Paulo

Medida faz parte da nova sinalização turística para pedestres da SPTuris e integra as ações da cidade para receber a Copa do Mundo

O centro de São Paulo está de cara nova com a sinalização turística para pedestre. Esta semana começou a ser instalado o segundo tipo de placa que vai ajudar o turista e ficar como legado para os paulistanos. Tratam-se de 19 totens com o mapa da localidade, chamado de placa interpretativa de região, que mostra a localização dos pontos de interesse turístico próximos à área. No total, serão três modelos de placas que auxiliarão o turista que visita a cidade a localizar os atrativos turísticos, traçar o caminho ao destino seguinte e também a obter mais informações e curiosidades sobre cada local.

Em abril, mais de 50 placas interpretativas de monumento, que ficam em frente aos atrativos foram instaladas. Cada uma traz consigo um texto sobre a história do local em três idiomas e QR Code, com link para página online com mais informações sobre o local

Já o terceiro tipo de placa, a direcional, que mostrará com setas a direção dos pontos turísticos, tem previsão para ser instalada no próximo mês.

A implantação das placas é uma das medidas da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos) para melhorar a estruturação do turismo na cidade, visando também a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.

"O projeto busca orientar e estimular a visitação dos turistas e também dos paulistanos, oferecendo mais informações sobre nossa cidade. Ao todo, o plano prevê a instalação de 316 placas, sinalizando 72 atrativos", afirma o secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris, Wilson Poit.

Os modelos de placas

Placa interpretativa externa de monumento
Fixada em um suporte à frente do atrativo, ou diretamente na fachada do imóvel, apresenta informações básicas sobre o local em português, inglês e espanhol. A placa também tem um QR Code, que direciona facilmente os usuários de tablets e smartphones a uma página específica de cada atrativo, elaborada pela São Paulo Turismo, contendo mais informações e curiosidades sobre o atrativo. Com este modelo, são contemplados 53 equipamentos turísticos.

1 Antigo Banco de São Paulo
42 Parque da Luz
43 Pinacoteca do Estado
44 Praça das Artes
45 Prédio Histórico dos Correios (o local está em obras e a placa será instalada somente após a conclusão)
46 Sala São Paulo
47 Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania
48 Solar da Marquesa de Santos
49 Theatro Municipal
50 Tribunal de Justiça
51 Viaduto Boa Vista
52 Viaduto do Chá
53 Viaduto Santa Ifigênia

Placa interpretativa de região
Foi implantada em áreas abertas, de grande circulação de turistas, tais como praças. Também tem o conteúdo em português, inglês e espanhol, situando a região ou local no contexto urbano, histórico e turístico, indicando os atrativos no mapa e informando as distâncias entre os bens culturais próximos àquela área. Com informações na frente e no verso, as placas de região também apresentam o QR Code, e foram instaladas em 19 pontos do centro da cidade de São Paulo.

1 Boulevard São João
2 Largo do Arouche
3 Largo do Café
4 Largo do Paissandu
5 Largo São Bento
6 Largo São Francisco
7 Pátio do Colégio
8 Praça Antônio Prado
9 Praça Coronel Fernando Prestes
10 Praça da Liberdade
11 Praça da Luz
12 Praça da República
13 Praça da Sé
14 Praça do Patriarca
15 Praça Dom José Gaspar
16 Praça Júlio Prestes
17 Praça Ramos de Azevedo
18 Praça Roosevelt
19 Vale do Anhangabaú

Placa direcional
Ao todo, 244 placas orientarão o turista quanto à indicação de sentido das rotas turísticas. Ficarão em logradouros públicos e em locais com movimentação intensa de turistas.

Envolvidos
O projeto é uma parceria entre o Ministério do Turismo e a Prefeitura de São Paulo, por meio da São Paulo Turismo, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Departamento do Patrimônio Histórico, Conpresp - Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo e Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Outras ações para a Copa
Além da sinalização turística para pedestres até a data do mundial, a São Paulo Turismo ainda vai concluir a implantação de outras medidas que irão melhorar a recepção aos turistas em São Paulo. Uma delas é a entrega de novas Centrais de Informação Turística, sendo oito móveis, para uso durante os jogos e Fan Fests, e duas fixas, uma no Terminal Rodoviário Tietê e uma no Aeroporto de Congonhas.

A SPTuris também está auxiliando o MTur a realizar os programas de capacitação profissional na cidade por meio do Pronatec Copa. Mais de 1.150 paulistanos que trabalham da cadeia produtiva do turismo foram matriculados.

Além disso, a empresa municipalainda está participando de uma série de iniciativas, como o treinamento de atendentes de centrais telefônicas para a Copa, o desenvolvimento de um site oficial de turismo para o mundial, auxílio no Programa Brasil Voluntário do Governo Federal, produção e distribuição de guias turísticos, promoção internacional da cidade em feiras de turismo fora do país, organização de press trips e um programa de sensibilização para a Copa junto aos principais profissionais de turismo da capital paulista, e auxílio à Secretaria Municipal de Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida no programa "Capacitação para o atendimento e a Prestação de Serviços às Pessoas com Deficiência para a Copa do Mundo e outros eventos". A proposta do curso é a difusão de práticas de atendimento direcionadas às pessoas com deficiência e otimização da acessibilidade.

Fonte: SPTuris