home > notícias

ESPORTE

07/05/2014

Showrooms de artesanato brasileiro em nove cidades-sede da Copa do Mundo de futebol

Nove showrooms serão montados pelo Sebrae para apresentar aos turistas nacionais e estrangeiros criações de artesãos de todo o país.

Brasileiros e estrangeiros que viajarem pelo Brasil durante a Copa do Mundo 2014 vão poder conhecer mais sobre a beleza nacional e levar para casa peças do artesanato feito no país, numa iniciativa do Sebrae, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

Assim como aconteceu na Copa das Confederações, em 2013, o Sebrae vai montar showrooms nas cidades-sede da competição para incentivar o desenvolvimento desse mercado e mostrar aos turistas a qualidade do artesanato brasileiro. O primeiro deles já está funcionando em Brasília (DF).

"Esperamos receber 300 mil pessoas e comercializar um montante de pelo menos R$ 2 milhões em peças", afirma o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos. Ano passado, mais de 125 mil pessoas visitaram as cinco lojas montadas em Brasília, Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ), o que superou as expectativas. Ao todo, 22 mil itens foram comercializados, somando R$ 714 mil em negócios.

Este ano, os showrooms vão funcionar em nove das 12 cidades-sede da Copa: Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Natal (RN), Manaus (AM) e Porto Alegre (RS). A loja do programa Brasil Original, em Brasília, está montada na praça central do ParkShopping e ficará em funcionamento até 30 de junho (veja calendário). A segunda cidade-sede a receber o showroom será Natal, em 12 de maio.

O funcionamento das lojas será de, no mínimo, um mês. Elas ficam em locais de grande fluxo de pessoas, preferencialmente em shoppings centers. Em São Paulo, por exemplo, o espaço será montado no Shopping Light, de 12 de junho a 13 de julho. Em Salvador, a loja funcionará em uma área de 360 metros quadrados, dentro do Shopping Barra. Em Belo Horizonte, o showroom do Brasil Original ficará no Shopping Pátio Savassi. Até 16 de junho, todas as nove lojas estarão em funcionamento.

A iniciativa permitirá ao visitante conferir peças originais feitas no país inteiro. Todas as lojas Brasil Original recebem itens produzidos em 21 estados brasileiros participantes do projeto, que contemplam diversas tipologias do nosso artesanato, tais como tapeçarias, rendas, cestarias, cerâmica, marchetaria e fibras naturais. Pensando no turista, o número mais significativo das peças deve reunir objetos de tamanho pequeno e médio, o que vai facilitar o transporte, principalmente para aqueles que viajam grandes distâncias.

A ação faz parte do projeto Brasil Original, concebido pelo Sebrae para aproveitar o momento da Copa do Mundo e demais eventos esportivos do período, como forma de estimular o desenvolvimento do artesanato brasileiro por meio da inovação, competitividade e acesso a mercados. "O propósito é elevar o patamar de qualidade do artesanato brasileiro, ao desenvolver produtos de alto valor agregado, buscando também a melhoria da percepção e do valor do artesanato brasileiro pelo mercado, gerando benefícios a longo prazo", ressalta Carlos Alberto dos Santos.

Fonte: Portugal digital



NOTÍCIAS RELACIONADAS
01/07/2014
Título Dilma e Blatter entregarão troféu na final da Copa
10/06/2014
Lançado o perfil oficial da Copa do Mundo da FIFA no Instagram
04/06/2014
Fifa coloca à venda 180 mil ingressos a partir da meia-noite
05/05/2014
Copa 2014: Programa Brasil Voluntário começa nas 12 cidades-sede
28/04/2014
Copa 2014 terá tecnologia inédita para controle de gols
25/04/2014
Copa 2014: Fifa revela que ainda venderá ingressos para abertura