home > notícias

MUNDO

02/03/2021

Leonardo da Vinci - 500 anos de um gênio

O MIS Experience, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo localizado no bairro da Água Branca, reabre para visitação presencial no sábado 13 de fevereiro de 2021.

A exposição Leonardo da Vinci – 500 anos de um gênio reabre ao público reformulada e respeitando todos os protocolos de resposta à pandemia, com compra de ingressos exclusivamente online (a bilheteria do MIS Experience está fechada), espaço de projeções redesenhado e nova expografia. Com mais espaço para circulação e um percurso de fluxo contínuo e sinalizado, em um único piso, o público será levado a uma viagem completa pelo universo de Da Vinci em suas diversas frentes de trabalho e criação, conhecendo toda a extensão da genialidade do italiano.

SOBRE A EXPOSIÇÃO

Inventor, artista, cientista, engenheiro, arquiteto, músico… Leonardo da Vinci foi um gênio em todos os sentidos da palavra. Em comemoração aos 500 anos do legado de Leonardo, a exposição itinerante mais abrangente já organizada sobre o artista estreou em novembro de 2019, na abertura do MIS Experience, novo espaço do Museu da Imagem e do Som.

Concebida pela australiana Grande Exhibitions, criada em parceria com o Museo Leonardo da Vinci, em Roma, e com o apoio de diversos especialistas e historiadores da Itália e da França, a mostra é considerada a investigação mais completa e detalhada sobre o trabalho de Da Vinci e revela o alcance de toda sua genialidade.
Em nove áreas temáticas, os visitantes têm a oportunidade de conhecer o alcance de toda a genialidade de leonardo da Vinci por meio de cerca de 100 obras exclusivas, incluindo máquinas e reproduções em tamanho real das obras de arte renascentista de Da Vinci, protótipos de seus projetos aéreos e civis, instrumentos musicais, óticos e para marcar o tempo, estudos de anatomia, entre outros. Na seção de projeções, cinco vídeos trazem a história de algumas das principais obras do pensador, como o desenho do Homem Vitruviano e a pintura A última ceia.

A exposição conta com audioguia que pode ser baixado e acessado pelo celular do visitante, que também pode levar seus próprios fones de ouvido. É uma vivência divertida, educativa e inspiradora para pessoas de todas as idades e interesses, sejam elas amantes de arte e da história ou ainda aquelas que pela primeira vez terão a oportunidade de conhecer a mente do homem que lançou as bases para algumas das invenções mais notáveis da sociedade moderna, como o helicóptero, o automóvel, o submarino, o paraquedas e a bicicleta.

Fonte: Museu da Imagem e do Som



NOTÍCIAS RELACIONADAS
26/04/2021
Dia Mundial da Língua portuguesa comemorado com 150 atividades em 44 países
26/04/2021
Governo português aprova resolução para comemorações dos 500 anos de Camões
26/04/2021
Grupos lançam a “maior plataforma portuguesa” de eBooks e audiolivros
26/04/2021
Curso Alfabetização do governo brasileiro com instituições portuguesas alcança 3 milhões de acessos
26/04/2021
Central Tejo reabre com mostra de 138 obras e património energético
26/04/2021
Primeiro Festival Literário de Lisboa realiza-se entre 5 e 9 de maio