home > notícias

ASSOCIADOS

09/03/2021

Minsait Promove Hackathon de Smart Cities no Aniversário de Curitiba [Indra]

A Minsait, uma empresa Indra, convoca profissionais e estudantes a participarem do “Curitiba Smart Hack”, maratona de desenvolvimento de software cujo desafio é criar para a cidade de Curitiba propostas tecnológicas inovadoras capazes de apoiar a cidade nas seguintes frentes: Mobilidade Urbana, Turismo Inteligente e Segurança dos Cidadãos. O hackathon terá duração de 42 horas, acontecerá de modo virtual entre os dias 26 a 28 de março, e fará parte da agenda oficial de celebrações do aniversário de Curitiba, que comemora 328 anos no dia 29 de março, e é referência em Smart Cities no Brasil e na América Latina.

As equipes participantes da competição utilizarão como base para o desenvolvimento de suas propostas a Onesait Platform, plataforma aberta com capacidades IoT e Big data da Minsait. A ferramenta permite integrar e gerenciar dados de múltiplas fontes e dispositivos por meio de modelos preditivos e regras para gerar informações relevantes não só para cidadãos e turistas, mas também para os gestores das cidades, ajudando-os a tomar decisões que melhor reflitam as necessidades da comunidade.

Os participantes do “Curitiba Smart Hack” devem se enquadrar em um dos seguintes perfis: Programação e desenvolvimento de aplicativos web/mobile, Design, Gestão de Negócios ou Comunicação e Marketing. As inscrições devem ser feitas por equipes, observando o número mínimo de dois e máximo cinco integrantes. Ao longo da competição as equipes receberão mentoria de especialistas, que acompanharão o desenvolvimento das propostas.

As inscrições para participar do hackthon “Curitiba Smart Hack” devem ser feitas pelo link https://www.curitibasmarthack.com.br até o dia 19 de março. Os critérios analisados para escolher o projeto vencedor envolvem: criatividade, aplicabilidade do sistema para solucionar o problema proposto e viabilidade de execução real da solução desenvolvida. A equipe vencedora receberá como prêmio 10 mil reais.

“Vemos um crescimento na adoção de novas tecnologias impulsionado pela atual crise sanitária, fato que se percebe também pelo extraordinário avanço que as soluções de Smart Cities estão experimentando com a incorporação de tecnologias como Inteligência Artificial, IoT e Big Data. Iniciativas como o “Curitiba Smart Hack” tem um papel importante ao integrar o ecossistema TI em prol do desenvolvimento de novas soluções capazes de gerar benefícios reais para cidadãos e gestores públicos e nós da Minsait nos sentimos muito orgulhosos por promover uma competição à altura da cidade de Curitiba”, explica Miguel Rábano, head de Administração Pública da Minsait no Brasil.


Minsait, mais de 120 projetos de gestão inteligente das cidades 

 

A Minsait é uma das poucas empresas a nível global capaz de proporcionar uma oferta integral para Smart Cities, que contempla desde serviços ao cidadão, transporte e mobilidade, infraestruturas e eco-energia, segurança e emergências, até a implementação de uma plataforma urbana para integrar e gerir a informação da cidade. A companhia desenvolveu mais de 120 projetos neste setor em todo o mundo, o que gerou uma melhor qualidade de vida a milhões de pessoas e a uma gestão mais eficiente dos recursos

 

Recentemente, a Minsait criou uma plataforma digital para Campania, na Itália, que permite aproveitar o patrimônio cultural da região remotamente, com uma experiência inovadora e imersiva. Nos museus do Vaticano, implantou um sistema baseado em inteligência artificial para proteger as obras de arte e melhorar a segurança e os serviços oferecidos aos visitantes. Além disso, a Minsait colabora com a Red.es e diversas prefeituras espanholas no desenvolvimento de projetos de Smart Cities direcionados à melhoria de diferentes serviços verticais por meio de uma gestão integrada. A companhia também trabalha no desenvolvimento de sua plataforma de gestão de Smart Cities em Ambres e Helsinki, após ter sido selecionada no Select for Cities, um relevante projeto da Compra Pública Pré-Comercial (CPP) financiado pelo programa Horizonte 2000 da União Europeia. Na América Latina, a companhia desenvolveu projetos pioneiros de mobilidade inteligente em cidades como Santiago, Cidade do México e Medellín.


 
Curitiba, referência em Smart Cities no Brasil e América Latina

 

A Cidade de Curitiba, já eleita a cidade mais sustentável do mundo, é referência global em sustentabilidade urbana, transporte e meio ambiente nos relatórios das Nações Unidas. A cidade já recebeu o título de “World Smartest City” pela Revista Forbes. Qualidade de vida, boa infraestrutura, diversidade econômica aliada à preocupação ambiental foram alguns dos itens avaliados para receber essa nomeação.

 

Recentemente, Curitiba foi eleita a melhor capital do país para se viver de acordo com o Índice Desafios da Gestão Municipal (IDGM) e entrou pela primeira vez no ranking Global Startup Ecosystem Report 2020, estudo do Startup Genome que analisa mais de 140 cidades no mundo e é considerado um dos mais abrangentes sobre o ecossistema de startups (empresas com base tecnológica).


 

Sobre a Minsait

A Minsait, uma empresa da Indra (www.minsait.com), é uma empresa líder em consultoria de transformação digital e tecnologia da informação na Espanha e na América Latina. A Minsait apresenta um alto grau de especialização e conhecimento setorial, complementados com sua alta capacidade de integrar o mundo core ao mundo digital, sua liderança em inovação e transformação digital e sua flexibilidade. Com isso, concentra sua oferta em propostas de valor de alto impacto, baseadas em soluções end-to-end, com uma notável segmentação, o que permite obter impactos tangíveis aos seus clientes em cada setor sob uma abordagem transformacional. Suas capacidades e sua liderança são mostradas na oferta de produtos, sob o nome de Onesait, e sua oferta transversal de serviços.

Indra no Brasil

Presente no Brasil desde 1996, a Indra é uma das principais companhias de tecnologia e consultoria do país. Conta com mais de 8.500 profissionais, escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros e quatro Centros de Produção. A companhia faz parte de alguns dos projetos mais inovadores para o desenvolvimento econômico e tecnológico do Brasil nos setores de Transporte & Defesa e de Tecnologia da Informação (TI), os quais estão agrupados em sua filial Minsait.

 

Sobre a Indra

A Indra (www.indracompany.com) é uma das principais empresas globais de tecnologia e consultoria e parceira de tecnologia para as principais operações comerciais de seus clientes em todo o mundo. É uma fornecedora líder global de soluções proprietárias em segmentos específicos dos mercados de Transporte e Defesa e uma empresa líder em transformação digital e consultoria em Tecnologia da Informação na Espanha e na América Latina através de sua subsidiária Minsait. Seu modelo de negócios é baseado em uma oferta abrangente de seus próprios produtos, com uma abordagem de ponta a ponta, alto valor e um componente de alta inovação. No exercício de 2020 registrou um volume de vendas de 3.043 milhões de euros, cerca de 48.000 profissionais, presença local em 46 países e operações comerciais em mais de 140 países.

Site do evento: https://www.curitibasmarthack.com.br/

 

Fonte: Assessoria



 



NOTÍCIAS RELACIONADAS
27/04/2021
Evento: Desrobotização: Mais Humanos em Tempos de Digitalização [Latourrette Consulting]
27/04/2021
COREangels Atlantic Talks [Atlantic Hub]
27/04/2021
EDP recebe licença ambiental e assina ordem de serviço para construção de subestação de energia em Ibiraçu [EDP]
27/04/2021
Lílian Quintal Hoffmann, diretora-executiva de Tecnologia de Operações da BP, é eleita Executiva de TI do Ano na categoria Mundo Híbrido [BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo]
27/04/2021
Negócio Jurídico Processual como fator de resolução de disputas sobre garantias em juízo [FCR Law]
27/04/2021
Golden Visa em Portugal exigirá maior investimento em 2022 [BR-Visa]