home > notícias

ASSOCIADOS

23/03/2021

Universidade Nova de Lisboa: como estudar na capital de Portugal [Nacionalidade Portuguesa Assessoria]

Apesar do nome, a Universidade Nova de Lisboa (UNL) já tem história! Fundada em 1973 é uma das universidades públicas mais conceituadas de Portugal.

Se você quiser conhecê-la e saber quais os seus cursos, como se matricular, os valores e se aceita nota do ENEM vamos te contar aqui! Boa leitura.

Conheça a Universidade Nova de Lisboa

Mais conhecida como “Nova”, a UNL prega como missão um ensino de qualidade, com perfil internacional, investigação colaborativa, orientada para a resolução dos problemas que afetam a sociedade.

Além de ser promotora da solidariedade e desenvolvimento sustentável e ter uma base alargada de participação interinstitucional, voltada para a integração das diferentes culturas científicas.

A Universidade Nova de Lisboa conta hoje com 9 Escolas, 9 Bibliotecas e 3 Residências Universitárias.

Além disso, a UNL já possui, atualmente, mais de 20.077 alunos e 1.800 docentes e investigadores em sua bagagem.

Em 2020 ficou em 8º lugar entre as jovens universidades europeias, pelo U-MULTIRANK.

Além disso, ficou entre as Top 9 universidades europeias, fundadas há menos de 50 anos, segundo o QS WORLD UNIVERSITY RANKINGS 2021.

E os rankings de reconhecimento não param por aí e a Universidade Nova de Lisboa se orgulha deles em seu site e por isso também é considerada uma das universidades mais importantes de Portugal.

Cursos

Composta por 9 escolas, os cursos oferecidos são distribuídos pelas seguintes faculdades:

Faculdade de Ciências e Tecnologia

São 18 cursos de mestrados oferecidos nas áreas de engenharia, ciências e tecnologia, além de 11 opções de cursos de mestrado integrado e 7 cursos de licenciatura, em diferentes matérias, como Química, Matemática e Biologia Celular e Molecular. Além disso, a Faculdade também possui programas de Doutorado, em inúmeras áreas, incluindo programas financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas você encontrará muitos cursos, que variam desde licenciatura, até especializações, pós-graduações, mestrados, mestrados em ensino, doutorados, e outros cursos, todos relacionados à matérias humanas, como Línguas, História, Sociologia, Filosofia, entre outros. 

Nova School of Business and Economics

Com seu perfil bastante internacional e inovador, a Nova School of Business and Economics, da Universidade Nova de Lisboa, oferece muitos cursos, desde programas de mestrado, MBA, formação executiva, cursos de verão, até programas de doutorado e PH.D.S. Um dos destaques é o curso de Mestrado Internacional em Finanças, que foi classificado como o 14º melhor do mundo, segundo o Financial Times.

Nova Medical School/ Faculdade de Ciências Médicas

Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova tem como principal curso o Mestrado Integrado de Medicina, mas também oferece outros importantes cursos na área da saúde, como a Licenciatura em Ciências da Nutrição.

Faculdade de Direito – NOVA School of Law

Com um conceito mais moderno, a faculdade, parte da Universidade Nova de Lisboa oferece, além da licenciatura em Direito (bacharelado), outros cursos na área, como mestrados, doutorados, pós-doutorados e formações especializadas. Alguns cursos que se destacam na carteira da faculdade são os mestrados em Direito e Economia do Mar e Direito e Tecnologia.

Instituto de Higiene e Medicina Tropical

A faculdade oferece cursos de curta duração, com temas bem interessantes, bem como mestrados e doutorados. A Faculdade da Universidade Nova de Lisboa é uma referência das áreas de Biomedicina, Microbiologia e Parasitologia no país.

Nova Information Management School

Diferente das outras Faculdades, a Nova Information Management School não oferta tantas opções de cursos, mas ainda assim, oferece opções, para licenciatura, pós-graduações, mestrados e doutorados, todos voltados para Gestão da Informação e Sistemas e Tecnologias da Informação.

Instituto de Tecnologia Química e Biológica

Instituto de Tecnologia Química e Biológica é focado especialmente em programas de educação avançada, como Mestrados e treinamentos de pesquisa e PhD. Entre os cursos de PhD oferecidos estão Biociências Molecular, Química Sustentável e Bioengenharia.

Escola Nacional de Saúde Pública

Como o próprio nome já diz, os cursos ofertados pela Escola Nacional de Saúde Pública, são focados, principalmente, na área da Saúde Pública e outros cursos em áreas complementares e de gestão em saúde. Para citar um exemplo, um dos cursos que se destaca é o curso de Mestrado em Promoção da Saúde.

Entrar na Universidade Nova de Lisboa com a nota do ENEM, é possível?

Sim! A partir de 2021, a Universidade Nova de Lisboa passou a aceitar as notas do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio!

Os critérios para utilização das notas do ENEM variam muito de curso para curso, e cada edital trará regras específicas, mas o que o importa é que o acordo garante acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Semestre Pré-Universitário – Estudantes Brasileiros

Além da facilidade do ENEM, os estudantes brasileiros ainda contam com um programa especial oferecido pela Universidade Nova de Lisboa, que serve para que o estudante que acabou de concluir o ensino médio, se adapte ao sistema de ensino europeu, antes de iniciar a vida acadêmica.

programa permite que o aluno se prepare para uma graduação internacional e para que possa se desenvolver nas matérias que ele tiver interesse. Além disso, o programa também oferece aulas de inglês e algumas matérias são ensinadas neste idioma.

Como se candidatar para a UNL?

Como a Universidade Nova de Lisboa possui 9 faculdades e cada uma delas oferece muitos cursos diferentes, a candidatura não seguirá um padrão e dependerá do tipo de curso que você pretende fazer.

De qualquer forma, aí vão algumas dicas que poderão ser utilizadas em basicamente todas as candidaturas, para você se preparar:

  • Atente-se ao calendário – geralmente as inscrições iniciam-se no começo de ano e o prazo para submissão das candidaturas ocorre até meados de março (mas pode variar de curso para curso e o prazo poderá ser bem mais curto).
  • Leia cuidadosamente o edital do curso que pretende fazer,
  • Se o curso for para mestrado ou doutorado, atente-se às formalidades que os cursos exigem, principalmente com relação ao histórico escolar e cartas de recomendação.
  • Alguns editais exigirão que todos os documentos estejam apostilados.

Fonte: Nacionalidade Portuguesa Assessoria



NOTÍCIAS RELACIONADAS
27/04/2021
Evento: Desrobotização: Mais Humanos em Tempos de Digitalização [Latourrette Consulting]
27/04/2021
COREangels Atlantic Talks [Atlantic Hub]
27/04/2021
EDP recebe licença ambiental e assina ordem de serviço para construção de subestação de energia em Ibiraçu [EDP]
27/04/2021
Lílian Quintal Hoffmann, diretora-executiva de Tecnologia de Operações da BP, é eleita Executiva de TI do Ano na categoria Mundo Híbrido [BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo]
27/04/2021
Negócio Jurídico Processual como fator de resolução de disputas sobre garantias em juízo [FCR Law]
27/04/2021
Golden Visa em Portugal exigirá maior investimento em 2022 [BR-Visa]