home > notícias

MUNDO

05/04/2021

Exposição de "grandes paraísos naturais" com estreia em Bragança

A cidade de Bragança será a primeira a ver, em Portugal, a partir da próxima semana, uma exposição com os "grandes paraísos naturais" da Terra, composta por trabalhos de reconhecidos fotógrafos internacionais de Natureza, divulgou hoje a promotora.

A iniciativa é da Fundação 'la Caixa' que, como adiantou à Lusa, "traz, pela primeira vez a Portugal, a exposição 'De Polo a Polo, uma viagem aos grandes paraísos naturais' com fotografias provenientes do arquivo da National Geographic Society".

Esta exposição é, segundo a promotora, "uma viagem do Ártico à Antártida e por todos os biomas da Terra através de 52 fotografias marcantes" que "são obra de prestigiados e reconhecidos fotógrafos de natureza como Frans Lanting, Steve Winter, Paul Nicklen e Tim Laman, entre outros".

Bragança "será o primeiro município a receber a exposição que faz parte do programa Arte na Rua, através do qual a Fundação 'la Caixa' pretende levar a ciência, a natureza e a cultura às pessoas fora do contexto habitual dos museus e salas de exposição e democratizar o acesso a arte".

Nesta cidade, a mostra estará patente na praça da Sé, entre 8 de abril e 10 de maio, gratuita e acessível a quem passar na rua, nesta zona central da cidade transmontana.

"A exposição, em exibição pela primeira vez em Portugal, convida os visitantes a fazer uma viagem surpreendente por alguns dos mais espetaculares espaços naturais da Terra, muitos deles conhecidos como «hotspots», ecorregiões terrestres reconhecidas pela sua elevada biodiversidade e que estão gravemente ameaçadas pela atividade humana", descreve a organização.

'De Polo a Polo' tem como objetivo "sensibilizar para a importância de proteger o planeta e também refletir sobre os efeitos da elevada taxa de extinção de espécies e da destruição de habitats como resultado do estilo de vida" da sociedade contemporânea.

"Mais de metade das espécies de plantas do mundo e mais de um terço dos mamíferos, aves, répteis e anfíbios vivem em apenas 2,3% da superfície terrestre, em habitats que estão a desaparecer.", alerta.

As 52 fotografias proporcionam uma "viagem" pelo Mundo de norte a sul, passando pelos cinco continentes, com imagens der "paraísos naturais" desde as florestas asiáticas à savana africana, o Ártico e a Antártida, entre outros.

Fonte: Notícias ao Minuto

 



NOTÍCIAS RELACIONADAS
26/04/2021
Dia Mundial da Língua portuguesa comemorado com 150 atividades em 44 países
26/04/2021
Governo português aprova resolução para comemorações dos 500 anos de Camões
26/04/2021
Grupos lançam a “maior plataforma portuguesa” de eBooks e audiolivros
26/04/2021
Curso Alfabetização do governo brasileiro com instituições portuguesas alcança 3 milhões de acessos
26/04/2021
Central Tejo reabre com mostra de 138 obras e património energético
26/04/2021
Primeiro Festival Literário de Lisboa realiza-se entre 5 e 9 de maio