home > notícias

NEGÓCIOS E ECONOMIA

05/04/2021

Portugueses entregaram 565 mil declarações de IRS no primeiro dia [Portugal]

Elevado número de contribuintes a entrar página do IRS Automático do Portal das Finanças, para antecipar o mais possível os reembolsos, acabou por bloquear temporariamente o site.

Mais de 565 mil declarações de IRS foram submetidas pelo Portal das Finanças no primeiro dia do prazo, sendo este o segundo ano consecutivo em que a entrega supera meio milhão. De acordo com os dados disponibilizados no Portal das Finanças, até ao final desta quinta-feira foram entregues 565.903 declarações de IRS.

O elevado número de contribuintes a entrar página do IRS Automático do Portal das Finanças acabou por bloquear temporariamente o site. A situação levou o Ministério das Finanças a apelar aos cidadãos para que evitem uma “corrida” nestas primeiras horas em que há uma pressão maior sobre o site, lembrando que os contribuintes “têm três meses para confirmar ou preencher a sua declaração de IRS”.

O prazo de entrega decorre até 30 de Junho, mas a “corrida” à submissão o mais rápido possível da declaração de IRS é explicada pela tentativa de antecipar, o mais possível, o eventual reembolso a que os contribuintes terão direito. Uma situação que este ano ganha maior relevância para muitas famílias economicamente afectadas pela crise pandémica.

Daquele total, 479.770 são de contribuintes enquadrados na 1.ª fase, ou seja, pessoas que em 2020 apenas obtiveram rendimentos de trabalho dependente e/ou de pensões, e 86.133 de contribuintes que auferiram outras tipologias de rendimentos.

Este é o segundo ano consecutivo em que mais de meio milhão de pessoas procede à entrega da declaração do IRS no primeiro dia do prazo, patamar que em 2019 apenas foi atingido no segundo dia.

Esta quinta-feira, ao início da noite, o Ministério das Finanças tinha avançado que “até às 19h35 já tinham sido entregues 458.420 declarações de IRS”.

Apesar de oficialmente o prazo de entrega ter começado dia 1 de Abril, no último dia de Março já foi possível fazer simulações no portal e até submeter a declaração, razão pela qual, até às 24h00 h de quarta-feira, o Portal das Finanças registou a entrega de 198.399 declarações de Imposto sobre as Pessoas Singulares (IRS).

Nos últimos anos, o prazo médio do processamento do reembolso registou diminuições sucessivas, chegando aos 11 dias em 2019.

Porém, em 2020, com o início do processo de entrega do IRS a coincidir com o primeiro confinamento geral, os primeiros reembolsos apenas começaram a ser pagos em 21 de Abril.

Este ano, a expectativa é que comecem a ser processados mais cedo, segundo indicou o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, em entrevista à Lusa, sem, contudo, apontar uma data.

A entrega da declaração anual do IRS relativa aos rendimentos auferidos em 2020 prolongando-se até 30 de Junho, com quase de dois terços dos contribuintes a poderem, se assim o quiserem, beneficiar do IRS automático.

Tal como sucede desde 2018, a entrega da declaração do IRS tem de ser feita exclusivamente por via electrónica, o que implica que os contribuintes estejam na posse de uma senha válida de acesso ao Portal das Finanças.

Com o alargamento do IRS automático a novas tipologias de rendimentos, o universo potencial de agregados familiares que pode este ano beneficiar deste automatismo ascende a 3,5 milhões, de acordo com o número indicado pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, à Lusa, o que equivale a quase dois terços dos 5,6 milhões de declarações entregues no ano passado.

Fonte: Público

 



NOTÍCIAS RELACIONADAS
03/05/2021
Portugal começa a negociar certificado verde digital na próxima semana [Portugal]
30/04/2021
Portugal ajuda Brasil e envia medicamentos
30/04/2021
Portugal vai encerrar estado de emergência por Covid-19 na sexta-feira
29/04/2021
Compras online aumentam 10% em 2020, revela o Banco de Portugal [Portugal]
27/04/2021
Portugal registra 1º dia sem mortes por covid-19 em quase 9 meses [Portugal]
26/04/2021
Ajuda a portugueses no estrangeiro totalizaram 80 mil euros em 2020 [Portugal]