home > notícias

NEGÓCIOS E ECONOMIA

05/04/2021

Portugal tem um reforço de 500 milhões de euros para seguros de crédito [Portugal]

Bruxelas aprovou esta quarta-feira o reforço do regime de seguro de crédito solicitado pelo Governo devido à contração económica e incertezas decorrentes do atual contexto da pandemia

A Comissão Europeia aprovou esta quarta-feira um reforço de 500 milhões de euros de seguros de crédito ao comércio em Portugal. O objetivo é apoiar as empresas e negócios face às incertezas decorrentes do atual contexto pandémico.

Em comunicado, Bruxelas sublinha que a medida do reforço de garantias estatais a seguros de crédito comercial visa "proteger as empresas que fornecem bens e serviços contra o risco de não pagamento pelos seus clientes”.

A aprovação da medida proposta pelo governo português e agora aprovada por Bruxelas tem em conta "as incertezas causadas pelo impacto económico prolongado do surto do coronavírus", assim como pelo facto de "as companhias de seguro privadas se terem tornado mais relutantes em oferecer cobertura de seguro suficiente aos vendedores”.

A Comissão Europeia sublinha ainda que este regime "ao complementar a cobertura de seguros privados, garante que o seguro de crédito comercial continua a estar disponível para todas as empresas, evitando a necessidade de os compradores de bens ou serviços pagarem antecipadamente, reduzindo assim as suas necessidades imediatas de liquidez”.

E conclui que esta medida se enquadra no Tratado da união Europeia e no quadro dos auxílios estatais temporários.

Fonte: Expresso

 



NOTÍCIAS RELACIONADAS
03/05/2021
Portugal começa a negociar certificado verde digital na próxima semana [Portugal]
30/04/2021
Portugal ajuda Brasil e envia medicamentos
30/04/2021
Portugal vai encerrar estado de emergência por Covid-19 na sexta-feira
29/04/2021
Compras online aumentam 10% em 2020, revela o Banco de Portugal [Portugal]
27/04/2021
Portugal registra 1º dia sem mortes por covid-19 em quase 9 meses [Portugal]
26/04/2021
Ajuda a portugueses no estrangeiro totalizaram 80 mil euros em 2020 [Portugal]