home > notícias

ASSOCIADOS

06/04/2021

EDP investe mais de R$ 23 milhões em subestação de energia em São Sebastião [EDP]

Nova estação vai expandir a capacidade do sistema energético da cidade em 24%. Obra está em fase de construção e tem previsão de energização para dezembro deste ano

São Paulo, abril de 2021 – A EDP, distribuidora de energia elétrica de Guarulhos, Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, inicia as obras da Estação de Transformação de Energia (ETD) Olaria, no município de São Sebastião. Com investimento de mais de R$ 23 milhões, a ETD beneficiará aproximadamente 15 mil unidades consumidoras diretamente, entre residências, comércios e indústrias.

Localizada no bairro que leva o mesmo nome da instalação, a subestação Olaria está em fase de construção, e a previsão para sua finalização é dezembro deste ano. A obra visa a acompanhar o crescimento e desenvolvimento econômico da região nos próximos anos e também trazer mais robustez e flexibilidade operacional ao sistema existente do município. Atualmente, São Sebastião conta com quatro subestações e, com a ETD Olaria, o sistema energético local será expandido em 24%, passando dos atuais 123 MVA para 153 MVA.

Equipada com as últimas tecnologias relacionadas a eficiência, segurança e sustentabilidade, a nova subestação terá capacidade de 30 MVA, distribuídos entre seis alimentadores de média tensão. A unidade contará também com um sistema de acústica para evitar a propagação do som para o meio externo e dois transformadores com óleo vegetal, reforçando os princípios de mitigação do impacto ao meio ambiente. A estação é 100% digitalizada e tem sua supervisão, comando, controle e proteção operados e supervisionados de forma remota, via Centro de Operação Integrado (COI) da Companhia.

Para conectar a ETD Olaria ao sistema da Distribuidora, está sendo construída uma nova rede aérea com 2,8 km de extensão, com tecnologias de fiação compacta e protegida, mais resistentes a agentes externos como a vegetação, principal fator de interferência no sistema elétrico local. Neste percurso, serão implantados 29 postes e instalados cinco equipamentos de proteção e de manobras de carga.

A EDP investe continuamente para garantir a excelência no serviço prestado e a construção, ampliação e modernização de estações e linhas de distribuição são fundamentais para acompanhar de forma sustentável o aumento da demanda de energia, conforme o crescimento das cidades. “Como parte do nosso robusto plano de investimentos previstos para este ano, esta obra tem como objetivos garantir a segurança do abastecimento de energia elétrica e reforçar a confiabilidade e a qualidade do fornecimento de energia nesta importante região do estado”, afirma João Brito Martins, vice-presidente de Distribuição da EDP no Brasil. Atualmente, a EDP atende cerca 2 milhões de clientes, aproximadamente 6 milhões de pessoas, em 28 municípios paulistas, por meio de 65 subestações.

Sobre a EDP no Brasil

Com mais de 20 anos de atuação, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A Companhia, que tem mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, possui seis unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica, além de atuar em Transmissão, Comercialização e Serviços de Energia. Em Distribuição, atende cerca de 3,5 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina. Foi eleita em 2020 a empresa mais inovadora do setor elétrico pelo ranking Valor Inovação, do jornal Valor Econômico, e é referência em Governança e Sustentabilidade, estando há 15 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.

Fonte: Assessoria



NOTÍCIAS RELACIONADAS
27/04/2021
Evento: Desrobotização: Mais Humanos em Tempos de Digitalização [Latourrette Consulting]
27/04/2021
COREangels Atlantic Talks [Atlantic Hub]
27/04/2021
EDP recebe licença ambiental e assina ordem de serviço para construção de subestação de energia em Ibiraçu [EDP]
27/04/2021
Lílian Quintal Hoffmann, diretora-executiva de Tecnologia de Operações da BP, é eleita Executiva de TI do Ano na categoria Mundo Híbrido [BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo]
27/04/2021
Negócio Jurídico Processual como fator de resolução de disputas sobre garantias em juízo [FCR Law]
27/04/2021
Golden Visa em Portugal exigirá maior investimento em 2022 [BR-Visa]