home > notícias

NEGÓCIOS E ECONOMIA

20/04/2021

Economia portuguesa volta a acelerar em abril face ao primeiro confinamento, indica o Banco de Portugal [Portugal]

A atividade económica em Portugal está a crescer mais de 20% face ao primeiro confinamento, sinaliza o indicador diário de atividade económica (DEI), calculado pelo Banco de Portugal. Na semana terminada a 11 de abril, este indicador acelerou face à semana anterior

Com a reabertura do país a avançar mais um passo após a Páscoa, a economia portuguesa voltou a acelerar face ao primeiro confinamento, há um ano, e está a crescer acima dos 20%. É esse o sinal dado pelo indicador diário de atividade económica (DEI), publicado pelo Banco de Portugal (BdP), cujos dados foram atualizados esta quinta-feira.

"Na semana terminada a 11 de abril, o indicador diário de atividade económica (DEI) apresentou uma variação homóloga superior à da semana anterior", escreve o BdP, numa nota publicada na sua página na Internet.

Depois de ter voltado a terreno positivo em meados de março - ao fim de um ano em valores negativos - o DEI acelerou e tem registado variações homólogas acima dos dois dígitos.

Segundo os dados do banco central, a média móvel semanal deste indicador, na semana centrada em 8 de abril - que abrange o período entre 5 de abril e 11 de abril - aponta para um crescimento homólogo da atividade económica em Portugal de 23,1%. Isto quando a mesma média móvel referente à semana centrada em 1 de abril sinalizava um incremento de 20% em termos homólogos.

A explicação para estes fortes crescimentos prende-se com o desconfinamento em curso no país, que deu mais um passo após a Páscoa, ou seja, precisamente a partir de 5 de abril, que corresponde ao início da semana em análise pelo BdP. Essa reabertura do país leva a uma dinamização da atividade económica.

Ao mesmo tempo há um forte efeito de base. Recorde-se que no mesmo período do ano passado Portugal estava em confinamento geral, por causa da primeira vaga da pandemia de covid-19, e a atividade económica caiu a pique.

Para mitigar a influência na análise económica deste efeito de base muito marcado, o BdP calcula ainda a taxa bienal do DEI, o que corresponde a acumular as taxas de variação deste indicador, em dias homólogos, para dois anos consecutivos.

Esta taxa bienal, em termos de média móvel semanal, indica uma queda de 2,9% em termos homólogos na semana centrada em 8 de abril, o que compara com um recuo de 1,3% na semana centrada em 1 de abril.

O DEI sumaria um conjunto de informação de natureza quantitativa e frequência diária, como o tráfego rodoviário de veículos comerciais pesados nas autoestradas, o consumo de eletricidade e de gás natural, a carga e correio desembarcados nos aeroportos nacionais e as compras efetuadas com cartões em Portugal por residentes e não residentes. Por isso, permite traçar, em tempo real, um quadro da evolução da atividade económica no país.

Os dados atualizados são divulgados semanalmente pelo Banco de Portugal, à quinta-feira, com informação até ao domingo precedente. A informação disponibilizada refere-se aos valores diários e à média móvel semanal deste indicador.

Fonte: Expresso

 



NOTÍCIAS RELACIONADAS
03/05/2021
Portugal começa a negociar certificado verde digital na próxima semana [Portugal]
30/04/2021
Portugal ajuda Brasil e envia medicamentos
30/04/2021
Portugal vai encerrar estado de emergência por Covid-19 na sexta-feira
29/04/2021
Compras online aumentam 10% em 2020, revela o Banco de Portugal [Portugal]
27/04/2021
Portugal registra 1º dia sem mortes por covid-19 em quase 9 meses [Portugal]
26/04/2021
Ajuda a portugueses no estrangeiro totalizaram 80 mil euros em 2020 [Portugal]