20/04/2021

Câmara de Anadia homenageia José Cid no Museu do Vinho Bairrada

A Câmara Municipal de Anadia vai homenagear José Cid com uma exposição no Museu do Vinho Bairrada, entre 20 de abril e 30 de setembro, foi hoje anunciado.

A exposição temporária "José Cid -- Vida & Obra" é dedicada a José Cid, cantor, compositor, instrumentista e produtor musical, que conta com mais de seis décadas de carreira.

O Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, vai estar aberto ao público a partir do dia 20 de abril para a exposição que pretende dar a "conhecer as várias facetas do artista".

"A mostra, que ocupa todas as salas de exposição temporária deste espaço museológico, é uma singela homenagem do Município de Anadia a uma figura incontornável da música portuguesa ligada ao concelho de Anadia", lê-se em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

A Câmara de Anadia, no distrito de Aveiro, promoveu, para a realização da exposição, um levantamento de toda a discografia a solo de José Cid, bem como da sua participação no "Quarteto 1111", no Green Windows e noutros projetos musicais.

Foi também feita uma grande recolha de registos fotográficos da história musical e pessoal de José Cid. A mostra dá ainda a conhecer os vários troféus conquistados, com especial destaque para o Grammy de "Excelência Musical", atribuído pela Academia Latina de Gravação, assim como vários objetos e instrumentos ligados à produção musical", lê-se em nota.

Uma das salas será dedicada a vários artistas plásticos, nomeadamente António Azenha, António Bessa, Diogo Landô, Dulce Martins, Gabriela Carrascalão, Leandro Machado, Lucas Ressurreição, Lúcia David, Pedro Figueiredo e Teresa Carneiro, com a curadoria de Gabriela Carrascalão e Nuno Sacramento.

Os artistas aceitaram o desafio lançado pelo Museu de apresentarem uma reinterpretação criativa do álbum "10 mil anos depois, entre Vénus e Marte" de José Cid, que integrou a lista dos 100 melhores álbuns de rock progressivo de sempre, a nível mundial, organizada pela revista norte-americana 'Billboard'.

A homenagem conta também com "um conjunto de testemunhos de destacadas personalidades" do panorama artístico-cultural nacional.

A exposição pode ser visitada de terça a sexta-feira, entre as 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, e, ao fim de semana, entre as 09h30 e as 13h00, até ao dia 30 de setembro.