home > notícias

ASSOCIADOS

27/04/2021

Informativo de Propriedade Intelectual: Notícias de Abril de 2021 [BMA Advogados]

Confira os destaques da área no mês em que é celebrado o Dia Mundial de Propriedade Intelectual (26/04).

Aumento significativo de concessões de patentes em 2020 reforça impacto positivo de ações do INPI

Desde a implementação das Resoluções Nos. INPI/PR 240/2019 e INPI/PR 241/2019, em 9 de julho de 2019, que instituíram novos procedimentos para reduzir o estoque de pedidos de patente pendentes de decisão (backlog), os resultados alcançados pelo INPI são expressivos. Mais recentemente, a autarquia deu continuidade ao programa através da publicação da Resolução No. INPI/PR 21/2021, que define o aproveitamento de resultado das buscas realizadas em Escritórios de Patente de outros países/regiões ou Organizações Internacionais no exame de pedidos brasileiros depositados em 2017. Assim, ficam evidentes os esforços da autarquia para reestruturar e otimizar seus serviços, o que resulta, em última instância, em melhoria significativa aos usuários do sistema de patentes brasileiro.

LEIA NA ÍNTEGRA

STF decide que direito ao esquecimento é incompatível com a Constituição Federal

O Supremo Tribunal Federal firmou entendimento, por maioria de 9 a 1, no sentido de que a ideia do “direito ao esquecimento” não se compatibiliza com a Constituição Federal. O também chamado right to be forgotten costuma ser evocado judicialmente para censurar a divulgação de fatos e dados relativos a casos sobre fatos históricos que se passaram há algum tempo. De acordo com a tese firmada pelo STF, “é incompatível com a Constituição Federal a ideia de um direito ao esquecimento, assim entendido como o poder de obstar, em razão da passagem do tempo, a divulgação de fatos ou dados verídicos e licitamente obtidos e publicados em meios de comunicação social – analógicos ou digitais”.

LEIA NA ÍNTEGRA

Mudanças na Lei de Patentes da China

Após anúncio feito pela Repartição de Patentes da China (CNIPA), entrará em vigor, em 01 de junho de 2021, a nova Lei de Patentes chinesa. As mudanças na legislação são reflexo da quarta emenda à Lei de Patentes de 1984 e têm como objetivo: fortalecer e dar maior importância ao sistema de propriedade intelectual no país; otimizar a aplicação dos direitos patentários; e promover a utilização de patentes, bem como a comercialização de invenções. A última alteração havia sido feita em 2008.

LEIA NA ÍNTEGRA

INPI inicia atendimento por videoconferência

Em mais um passo para o aprimoramento da comunicação com os usuários, o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) incorporou em sua plataforma de atendimento, no final do ano passado, uma ferramenta para agendamento de atendimento por videoconferência.

O chamado Serviço de Atendimento Telepresencial era bastante aguardado. Por um lado, nos últimos anos, o Instituto restringiu progressivamente o atendimento por telefone, direcionando os usuários para o canal Fale Conosco. Por outro, com as reuniões presenciais desaconselhadas ou completamente impossibilitadas, as ferramentas de videoconferência se popularizaram no ano passado.

LEIA NA ÍNTEGRA

Fonte: BMA Advogados



NOTÍCIAS RELACIONADAS
27/04/2021
Evento: Desrobotização: Mais Humanos em Tempos de Digitalização [Latourrette Consulting]
27/04/2021
COREangels Atlantic Talks [Atlantic Hub]
27/04/2021
EDP recebe licença ambiental e assina ordem de serviço para construção de subestação de energia em Ibiraçu [EDP]
27/04/2021
Lílian Quintal Hoffmann, diretora-executiva de Tecnologia de Operações da BP, é eleita Executiva de TI do Ano na categoria Mundo Híbrido [BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo]
27/04/2021
Negócio Jurídico Processual como fator de resolução de disputas sobre garantias em juízo [FCR Law]
27/04/2021
Golden Visa em Portugal exigirá maior investimento em 2022 [BR-Visa]