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27/04/2021

Lílian Quintal Hoffmann, diretora-executiva de Tecnologia de Operações da BP, é eleita Executiva de TI do Ano na categoria Mundo Híbrido [BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo]

Case de telemedicina confirma que tecnologia não é apenas ferramenta de suporte, mas parte fundamental da entrega do negócio da empresa

São Paulo, 23 de abril de 2021 – Lílian Quintal Hoffmann, diretora-executiva de Tecnologia e Operações da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, foi eleita nesta quinta-feira (22) Executiva de TI do Ano na categoria Mundo Híbrido pela IT Mídia. A premiação, realizada desde 2001, identifica e homenageia os profissionais que mais se destacaram no último ano, contando, por meio de projetos bem-sucedidos, como a tecnologia alinhada à estratégia da organização é engrenagem fundamental para a transformação e alcance dos objetivos das corporações.

A executiva foi eleita pelo case Digital Care Delivery - Começando pela Telemedicina. “É um orgulho receber essa premiação, especialmente num momento tão desafiador pelo qual estamos passando. Muitas pessoas deixaram de procurar os serviços de saúde, o que acarretou uma série de complicações para muita gente, especialmente aqueles pacientes com doenças crônicas. Por isso, rapidamente nós colocamos de pé um modelo que permitiu às pessoas continuarem cuidando da própria saúde. A tecnologia conseguiu efetivamente aportar ajuda no combate à Covid-19”, comemora a executiva.

Além do desafio regulatório, a implantação da telemedicina também venceu desafios culturais e tecnológicos. “Os órgãos regulatórios flexibilizaram as normativas e as plataformas de telemedicina estavam disponíveis. Mas não queríamos executar apenas a "tele" e sim a telemedicina de verdade”, explica Lílian. “Fazer uma videoconferência é simples, mas fazer telemedicina é mais complexo. Não basta apenar ligar uma câmera e atender. É necessário prestar um verdadeiro cuidado digital, atender o paciente em suas necessidades e ter a ferramenta certa. A tecnologia deve ser entendida como meio e não como fim. O fim continua sendo fazer uma medicina de ponta”, lembra ela.

A entrega do cuidado digital exigiu a criação de um grupo multidisciplinar que elaborou protocolos médicos, modelos de atendimento, integração de base de dados, certificação digital e outros processos que ofertassem ao paciente uma experiência digital similar à experiência presencial, um mundo híbrido de cuidado.

A telemedicina foi implantada inicialmente para os colaboradores da BP e familiares. Depois, para associados e pacientes oncológicos, ampliando paulatinamente as especialidades até chegar também ao Pronto Atendimento Digital. Atualmente, cerca de 10% dos atendimentos da BP são feitos por telemedicina, enquanto os atendimentos a colaboradores já são 60% feitos dessa forma.

A tendência é de ampliação do serviço para monitoramento e acompanhamento dos pacientes. “Temos uma terceira onda, pós-Covid, que demanda um acompanhamento dos pacientes que tiveram a doença. Por isso, a meta é ampliar a capilaridade do serviço e testar dispositivos que possam aprimorar a captura de dados para exames físicos desses pacientes.” conclui a executiva da BP.

Sobre a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo

Reconhecida pela revista Newsweek como uma das melhores instituições de saúde do mundo, a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo é um hub de saúde privado que compõe o grupo de 6 instituições de excelência brasileiras reconhecidas pelo Ministério da Saúde e integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), realizando projetos de educação, pesquisa, avaliação de tecnologias, gestão e de assistência especializada voltados ao fortalecimento e à qualificação do SUS em todo o País.

Os serviços da BP são oferecidos por meio de 4 marcas de serviços hospitalares com foco em alta complexidade e que atendem diferentes segmentos de clientes, e 3 marcas que contemplam serviços de medicina diagnóstica, consultas médicas e atendimentos ambulatoriais e educação e pesquisa. São mais de 7.000 colaboradores e 4.000 médicos atuando em 3 unidades na cidade de São Paulo, sendo 2 no bairro da Bela Vista, onde são ofertados serviços privados, e 1 no bairro da Penha, onde são oferecidos serviços privados e também para clientes encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

As marcas comerciais operadas pela BP são: Hospital BP, referência em casos de alta complexidade, pronto-socorro geral e corpo clínico especializado para clientes de planos de saúde e particulares; pelo BP Mirante, hospital que oferece um corpo clínico renomado, pronto atendimento privativo, hotelaria personalizada e cuidado intimista para clientes particulares e de planos de saúde premium; pelo BP Essencial, hospital que tem foco na qualidade assistencial e oferece acomodações compartilhadas para clientes de planos de saúde básicos e particulares; pelo BP Hospital Filantrópico, que oferece cuidado humanizado e eficaz para clientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS); pela BP Medicina Diagnóstica, um completo e atualizado centro de diagnósticos e de terapias, que oferece exames laboratoriais, de imagem, métodos gráficos e de todas as outras especialidades diagnósticas; pelo BP Vital, uma rede de clínicas de diversas especialidades médicas integrada aos demais serviços da BP para cuidar da saúde dos clientes e estimular conversas preventivas sobre a saúde; e pela BP Educação e Pesquisa, tradicional formadora de profissionais de saúde que capacita profissionais por meio de cursos técnicos e de pós-graduação, residência médica, eventos científicos e é responsável por gerenciar mais de 100 estudos e pesquisas na área da saúde com o intuito de contribuir para a evolução da Medicina no País.

Fonte: Assessoria



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