home > panorama portugal

PANORAMA PORTUGAL

A República Portuguesa – Portugal – é um país situado no continente europeu, mais especificamente na península ibérica.

Geografia:

Possui área total de 92.000 km² aproximadamente (109º no mundo), fazendo divisa somente com a Espanha, marcada, em grande parte, por rios e montanhas.

O litoral português é definido pelo Oceano Atlântico, sendo extenso e de grande relevância para os portugueses ao longo da história.

Apresenta divisões internas: 18 distritos continentais e duas regiões autônomas1, localizadas em arquipélagos no Oceano Atlântico. Muito devido a estas duas regiões Portugal é o terceiro país europeu com a maior Zona Económica Exclusiva (3 027 408 km²) e o 10º do mundo, imediatamente atrás do Brasil (3 660 955 km²).

Situado acima da linha do Trópico de Câncer, Portugal apresenta o clima mediterrâneo, sendo este absoluto em todo o território, com o inverno chuvoso e verão quente e seco.

O relevo do país é dividido pelo rio Tejo: acima dele, montanhoso e irregular, com planaltos no interior; abaixo o território torna-se uma planície com serras pontuais.

A fauna e a flora portuguesas são bem variadas, apresentando diversas espécies em seus rios e florestas.

História:

As terras onde hoje se encontra Portugal possuem ocupação antiga, datando da de 1,2 milhões de anos. Habitada pelos lusitanos por volta de 30 a.C., é ocupada pelos romanos até pouco mais povos germânicos até a invasão dos bárbaros, no século VIII.

Durante a Guerra da Reconquista, forma-se o Condado Portucalense, que 1143 torna-se definitivamente independente do domínio de povos estrangeiros. Pouco mais de 100 anos depois, consolida suas fronteiras tornando-se o primeiro Estado-nação europeu, título reconhecido pela História Geral.

É interessante notar a liderança portuguesa na época dos grandes descobrimentos, avançando sobre o oceano Atlântico e chegando a América, onde colonizaria o território que viria a ser tornar o Brasil.

O período que se segue é de grande crescimento de Portugal, já que a primazia nas navegações conferiu a este país vantagem no comércio com o oriente e a posse de ricas colônias. Como resultado desta expansão colonial, atualmente a CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa)2 conta com oito países, fazendo do português a quinta língua mais falada do mundo.

Com o fim da monarquia, em 1910, Portugal assumia o regime republicano de governo, que, graças à instabilidade política, acabaria derrubado poucos anos depois e substituído por uma ditadura chamada de Estado Novo.

Em 1974, por fim, um golpe militar depõe o Estado Novo e inicia o processo de democratização do país. Tal movimento tornou-se conhecido como Revolução dos Cravos, que contou com a participação popular.3 Assim, inicia-se o atual período político de Portugal.

Política:

O sistema político português se estrutura nos moldes de uma república parlamentarista democrática. O Presidente da República, eleito diretamente, nomeia e fiscaliza o governo do Estado, chefiado pelo Primeiro-Ministro, que é o líder do partido majoritário nas eleições parlamentares. Desta forma, quem de fato exerce a administração pública é este juntamente com os secretários por ele escolhidos.

O mandato do Presidente dura cinco anos, tempo em que ele exerce a liderança do Estado. Já o Primeiro-Ministro chefia o governo por quatro anos, quando é obrigatória a realização novas eleições legislativas, conforme a Constituição mais recente, de 1976.

Atualmente, o Presidente da República é Aníbal Cavaco Silva, enquanto o governo é liderado pelo Primeiro-Ministro Pedro Passos Coelho, secretário geral do Partido Social Democrata (PSD), colocado nessa posição devido à vitória do PSD nas eleições legislativas de Junho de 2011. O actual governo é fruto de uma coligação com o CDS-PP, resultando numa maioria absoluta.

Economia:

A economia portuguesa se baseia no setor de serviços e comércio principalmente, representando 75% do PIB do país, que, segundo valores estimados de 2010 encontra-se por volta de US$ 228 bilhões.

Atualmente a economia portuguesa recupera-se da crise de 2008 que afetou praticamente o mundo inteiro. Embora os valores previstos apontem uma retração econômica, é fato a mobilização tanto das lideranças portuguesas quanto européias para a rápida resolução da crise em Portugal.

Um fato interessante a se notar na economia portuguesa é sua entrada para a União Européia em 1986, o que favoreceu a entrada de investimento por parte dos outros países membros e possibilitou que Portugal executasse uma rápida modernização de sua infra-estrutura, melhor descrita abaixo:

Logística portuguesa:

A principal forma de transporte de cargas em Portugal é seu sistema rodoviário, responsável por boa parte da tonelagem deslocada dentro do país e carregando os mais diversos produtos, desde commodities e insumos a itens de alta tecnologia.

Voltando-se para o comércio internacional, os portugueses comercializam, principalmente para países membros da EU. O livre-trânsito de mercadorias e passageiros dentro do espaço da união europeia faz com que, dos 8,7 milhões de toneladas de mercadorias transportadas por meio rodoviário, 8,6 milhões sejam direcionadas para países do bloco, com destaque para a Espanha. É importante referir ainda que, devido à posição geográfica de Portugal, as companhias de transporte efectuam várias operações noutros países, com o volume total de mercadorias transportadas por estas a ascender a 20 milhões em 2010.

No transporte marítimo de mercadorias os portos mais relevantes são o porto de Sines, o de Leixões e o de Lisboa, todos situados no continente, representando mais de 75% do total de mercadorias transportadas por este meio. Os tipos de produto dominantes são produtos relacionados com o sector petrolífero ou alimentar.

Os principais aeroportos para embarque e desembarque de cargas, tanto internacional quanto nacional, por sua vez, são o de Lisboa e o do Porto, que juntos se responsabilizam por mais de 90% do transporte aéreo de cargas no país.

Mercadorias transportadas por tipo de transporte, em 2010
(valores em toneladas)

 

Cargas

Descargas

Internacional

Nacional

Internacional

Ferroviário

213.289

9.295.429

585.165

Rodoviário

8.735.000

196.699.000

8.024.000

Aéreo

58.978

29.464

49.926

Marítimo

23.103.122

42.867.712

           
Comércio Exterior:

Em 2011, as importações portuguesas somaram 67 bilhões de Euros, as importações se concentram em produtos básicos, commodities, como produtos agrícolas, além de bens industrializados de alta tecnologia, como chips e equipamentos de alta precisão. Devido aos grandes benefícios tarifários oferecidos para a circulação de bens dentro da União Europeia, é muito compreensível que os maiores vendedores para o país sejam a Espanha, Alemanha, França, Itália e Holanda, todos também membros deste bloco.

Em contrapartida, as exportações, no mesmo período, valeram pouco menos de 61 bilhões de Euros, tornando a balança comercial portuguesa deficitária. Os bens enviados para fora de Portugal são majoritariamente agrícolas (vinhos, azeites...), têxteis, químicos e vindos de extrativismo, como madeira e couro.

Seus parceiros no âmbito de exportação são principalmente Espanha, Alemanha, França, Angola e Reino Unido, que juntos consomem 64% da produção enviada ao estrangeiro.

Turismo:

Portugal é um dos grandes destinos dos turistas no mundo. Somente em 2010, 13 milhões de pessoas visitaram o país em busca de sua bela natureza e grandes monumentos históricos. A importância desta actividade para o país traduz-se num peso próximo dos 5% no PIB total português. São frequentes as referências e prémios internacionais recebidos por Portugal, reconhecendo a excelência turística do território.

Portugal dispõe de uma extensa costa, conhecida internacionalmente pelas suas paisagens, mas principalmente pelas suas praias. Especial destaque para a região do Algarve, que reúne um excelente clima com influencia mediterrânea a um amplo conjunto de infra-estruturas de apoio, com uma extensa capacidade hoteleira, restauração, comércio, para além da enorme quantidade de eventos que ocorrem nesta região, atraindo milhares de turistas não só de Portugal, mas de toda a Europa.

A região norte é conhecida por um turismo mais cultural e paisagista, englobando a região do Douro e muitos dos parques naturais e serras do território português. A cidade do Porto destaca-se aqui, juntado uma extensa oferta cultural às conhecidas actividades que envolvem o vinho do Porto, com visitas ao rio Douro e às caves onde é produzido.

Existe também na zona central do país, em Fátima, um dos mais importantes monumentos europeus no que respeita ao turismo religioso, atraindo todos os anos centenas de milhares de peregrinos cristãos.

Já Lisboa reúne um pouco de todos os tipos de turismo, com uma intensa vida urbana, repleta de eventos, mas muito perto de várias praias e campos de golfe, e a apenas a 30 minutos da 1ª reserva de surf da Europa. Como capital de Portugal desde 1255, Lisboa tem um extenso rol de monumentos, contando a história, não só da cidade, mas também de um país com vários séculos de história. A própria arquitectura das casas é, em muitos casos, protegida, tentando manter a aparência e a história de alguns dos bairros da cidade. Destaque ainda para a recente importância que segmentos como o turismo de negócios e conferências ou escalas cruzeiros têm adquirido no panorama internacional, com a existência de cada vez mais estruturas de apoio a estes tipo s de turismo.

Cultura:

Portugal, por ser um país muito antigo, também possui uma longa e rica história cultural.

Um dos feriados mais importante do país, o Dia de Portugal, comemorado no dia 10 de Junho, faz referência ao aniversário da morte de Luís de Camões, o maior nome da literatura portuguesa. Autor de “Os Lusíadas”, obra poética que narra a epopeia heróica do povo português, é considerado um dos grandes nomes do período clássico e de fundamental importância no desenvolvimento da língua portuguesa.

A literatura é um traço importante da cultura portuguesa, não se limitando a Camões, mas a outros nomes mais recentes, com o grande poeta Fernando Pessoa e o romancista ganhador do Premio Nobel de Literatura, José Saramago. Também no século XXI destacou-se uma jovem poetisa chamada Florbela Espanca, com uma obra variando desde os contos às poesias ou epístolas. Grande parte da sua obra foi publicada postumamente, depois de sua morte precoce, aos 36 anos.

É interessante destacar a participação de Portugal no período chamado Renascimento Cultural, no final do período da Idade Média. Tendo liderado as grandes navegações, o país vivia um momento de riqueza e acelerado progresso científico. Além do já citado Camões, na literatura, destacam-se portugueses em outras áreas, como o teatro, com Gil Vicente. Considerado autor de transição entre a idade média e o renascimento, sua obra mais conhecido, “O Auto da Barca do Inferno”, é um marco no teatro lusitano, colocando-o como “patriarca” dessa arte em Portugal e na lista de grandes gênios da época.

O Renascimento também é influente na arquitetura e nas esculturas, com o chamado Estilo Manuelino, devido ao fato de ter se desenvolvido no reinado de D. Manuel I. Um bom exemplo deste estilo é a Torre de Belém, monumento localizado na cidade de Lisboa. Nota-se a fusão de traços árabes e europeus.

Eduardo Souto de Moura e Álvaro Siza Vieira são dois dos maiores nomes do país no campo da arquitectura. Agraciado com um prémio Pritzker em 1992 pelo projeto de reabilitação da histórica zona comercial de Lisboa - conhecida como “Chiado”-, Siza Vieira foi também autor de projectos como o Museu de Serralves, a Igreja de Marco de Canaveses, ou mais, recentemente, o Museu para a Fundação Iberê Camargo, contando com obras em países como Holanda, Brasil, Espanha ou Holanda. Já em 2011, Portugal recebe mais um prémio Pritzker, outorgado à Souto Moura. Destacam-se obras como o Estádio Municipal de Braga, construído para a Eurocopa 2004, o Museu Paula Rego e a Torre do Burgo.

Nas artes plásticas, destaque para Paula Rego, pintora nascida em Lisboa com fortes ligações ao Reino Unido, onde passou muito do seu tempo. Seus quadros foram expostos nos mais variados países, passando por exposições em museus reconhecidos internacionalmente, como o Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, de Madrid,  os Londrinos Marlborough Fine Art e Tate Gallery, entre vários outros. Em 2011 o seu quadro ‘Looking Back’ foi leiloado na Christie’s em Londres por 769 mil libras (mais de 2 milhões de Reais), suplantando o anterior recorde da autora, “Baying”, vendido em 2008 por 558 mil libras.

A música portuguesa, por sua vez, tem tradicionalmente o ponto alto com o Fado, estilo tipicamente lusitano que surge em meados do século XIX. Nostálgica, triste e retratando o quotidiano do povo, o Fado avançou nos anos e encontrou seu auge com Amália Rodrigues, durante o século XX. É hoje o estilo de música português mais conhecido internacionalmente, sendo actualmente a fadista Mariza um dos seus maiores símbolos. Em 2011 o fado foi reconhecido pela UNESCO como patrimônio imaterial da humanidade. No passado, juntamente com o fado, tiveram grande impacto artistas como Tonicha,  Paco Bandeira,  Paulo de Carvalho,  José Cid,  Linda de Suza,  Duo Ouro Negro,  Roberto Leal e Ornatos Violeta. Atualmente, alguns dos mais populares artistas portugueses são Aurea,  Amor Electro,  The Legendary Tigerman,  Madredeus,  GNR,  Xutos & Pontapés,  Moonspell, The Gift,  David Fonseca,  Buraka Som Sistema e Boss AC.

Portugal é também ponto de paragem para diversas digressões internacionais de famosos artistas. Um dos vários festivais de verão que ocorrem no país é o Rock in Rio, festival que tem trazido ao país grandes artistas internacionais contando já com cinco edições no parque da Bela Vista, em Lisboa.

Historicamente um país com fortes ligações ao setor textil, Portugal conseguiu, nos últimos anos, projeção internacional principalmente através de Fátima Lopes, Ana Salazar, Anabela Baldaque e Miguel Vieira. Estes estilistas estiveram já presentes nos mais diversos em eventos internacionais de moda, como o salão de moda de Paris, Milão, Nova York ou São Paulo Fashion Week.

O calçado português tem também sido uma aposta das entidades competentes, tendo conseguido aumentar o valor da imagem que este tem nos mercados internacionais. Michelle Obama, Letizia Ortiz, Naomi Watts e Paris Hilton são exemplos de personalidades com mediatismo mundial que confiam no calçado português, destacando-se Luiz Onofre como estilista de maior projeção neste setor.

O esporte em Portugal, assim como no Brasil, é relevante no perfil cultural. O futebol, esporte mais popular, é jogado em vários lugares e os times portugueses têm conseguido resultados expressivos nos campeonatos europeus. O time nacional, por sua vez, tem como melhor resultado o 3º lugar, em 1966, e 4º lugar, em 2006 nas copas do mundo, esta última sob comando de Luiz Felipe Scolari, técnico brasileiro. Cristiano Ronaldo e José Mourinho são atualmente os Portugueses mais mediáticos no campo do desporto e têm conquistado vários títulos internacionais nos últimos anos.

No que respeita ao entretenimento, destaque para o cinema, com atores como Joaquim de Almeida (Atrás das Linhas do Inimigo, Velozes & Furiosos 5 - Operação Rio p.ex.) ou Daniela Ruah (NCIS Los Angeles) fazem sucesso fora de Portugal, enquanto que no panorama nacional o destaque vai, obrigatoriamente, para Manoel de Oliveira que, com 103 anos continua activamente a realizar filmes. Foi já reconhecido internacionalmente em festivais de cinema internacionais como o de Cannes,  Veneza e Montreal, recebendo 2 Golden Lions e uma Palma de Ouro.

Por fim, outro elemento muito importante da cultura portuguesa é a gastronomia. Famosos pelo bacalhau, os portugueses são grandes apreciadores de peixe de modo geral, não se limitando somente a esta espécie. Sua localização favorece a pesca, atividade tradicionalmente forte no país. Além do bacalhau, a sardinha e frutos do mar compõem o cardápio ligado ao oceano. Sempre acompanhando o peixe, o azeite português também merece destaque num quadro gastronômico do país, sendo usado até mesmo em doces. Para além do bacalhau, várias são as influências gastronómicas do período dos descobrimentos, passando desde as especiarias vindas do oriente, ao açúcar vindo do novo mundo. Os doces são também muito conhecidos em Portugal, onde se destaca a doçaria conventual com origem nos imensos conventos e mosteiros portugueses no século XVI.

No que se refere às bebidas, o destaque é o vinho. Apreciados desde a época do Império Romano, quando estes importavam da região onde hoje é Portugal, os vinhos portugueses são variados e conhecidos mundialmente. O mais famoso deles é, talvez, o Vinho do Porto, produzido a partir das uvas plantadas da região do Douro, no norte do país, local reconhecido pela UNESCO como patrimônio da humanidade.


Fontes:

- Turismo de Portugal
- Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal – AICEP
- Instituto Nacional de Estatística – INE
- Governo de Portugal
- Wikipédia – verbete “Portugal”
- Ministério da Cultura
- Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações
- Banco Mundial


1 Os distritos continentais são: Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu. As duas regiões autônomas de Portugal são: Açores e Madeira.

2 Compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

3 Os cravos vermelhos, que deram nome à Revolução, foram oferecidos pela população aos soldados revolucionários, colocando-os nos canos das armas que portavam.