home > histórico

HISTÓRICO

Câmara Portuguesa

A força da nossa tradição
Nosso olhar no futuro

A Câmara Portuguesa nasceu em 1912. São mais de cem anos de história, de aprendizado, de aprimoramento. Sempre em busca de + e melhores relações comerciais entre Brasil e Portugal.
Um passado forte que nos dá base para agir no presente com os pés no futuro.

Conheça as principais etapas da trajetória da Câmara Portuguesa ao longo da sua história:

LINHA DO TEMPO ↑

1912
É criada a Câmara Portuguesa em São Paulo, no dia 23 de novembro, nas salas do Consulado de Portugal em São Paulo, então na Rua São Bento, n° 21.

1913
Documento datado de 12 de novembro relata Thomaz Saraiva já como presidente da diretoria eleita, sendo portanto o primeiro nome constante nos registros na presidência da entidade.

1914
Em 21 de fevereiro, o governo português aprova os Estatutos da Câmara Portuguesa de São Paulo.

1916
Em janeiro, sai a primeira edição do Boletim da Câmara Portuguesa de Comércio, Indústria e Arte de São Paulo, com trinta páginas. A publicação, de distribuição gratuita, existe até hoje, agora com o nome de Câmara Portuguesa em Revista.
 
1916
A Câmara Portuguesa inaugura sua nova sede, no mês de abril, também na Rua São Bento, só que no n° 29-B.

1920
Em reunião realizada no dia 14 de agosto na sede da Câmara Portuguesa, decide-se pela criação da Associação Portuguesa de Desportos. Durante algum tempo, a sede da Portuguesa localizou-se na sede da Câmara.

1921
A Câmara Portuguesa muda mais uma vez seu endereço, deixando a Rua São Bento para se instalar no Largo de São Francisco, n° 5. Foi para lá que também se mudou o Consulado de Portugal, pouco depois, em janeiro de 1922.

1934
São reconhecidos pelo governo português e publicados no Diário do Governo, em 12 de março, os Novos Estatutos da Câmara Portuguesa.

1938
Edição do Boletim da Câmara Portuguesa é suspensa, devido ao Decreto-Lei nº 383, lei federal que proíbe as publicações associativas de inserirem anúncios.

1952
Uma Comissão Especial apresenta à Assembleia Geral Extraordinária a reforma dos Estatutos de 1934, que é aprovada.

1969
A Câmara organiza, no mês de agosto, a primeira Missão Econômica Paulista, que visitou diversas cidades de Moçambique e de Angola, assim como a capital de Portugal.

1984
É eleito o mais jovem Presidente da entidade: Pedro Miguel Duarte Rebelo de Sousa, na época com 29 anos. A Câmara Portuguesa passa a promover almoços bianuais com palestras de impacto e a participação mais ativa nos programas ou eventos luso-brasileiros. E também volta a publicar o Boletim informativo.

1999
A Câmara Portuguesa deixa as instalações onde ficou por 14 anos, à esquerda do saguão da Casa de Portugal, e muda-se para local mais amplo, no segundo andar do mesmo prédio.

1999
No aniversário de 87 anos da Câmara Portuguesa, é concedido pela primeira vez o título de Personalidade do Ano, recebido pelo então rpesidente da Telesp Celular, José Manuel Romão.
Em 30 de novembro, é lançado o primeiro Anuário da Câmara Portuguesa.

2000
A Câmara Portuguesa assume a presidência da Eurocâmaras, no dia 19 de julho.

2003
Mais de mil pessoas participam do 91º aniversário da Câmara Portuguesa, cujo convidado de honra foi o então presidente da República de Portugal, Jorge Sampaio.

2007
A cerimônia de aniversário da entidade tem como convidado de honra o ministro português Mario Lino.

2009
Em setembro, a Câmara Portuguesa organiza a Rodada de Negócios Copa 2014, evento pioneiro sobre a Copa de 2014 que marcou as atividades da instituição pela sua abrangência na mídia e por sua relevância e magnitude.

2010
A Câmara Portuguesa realiza reforma total de suas instalações e lança, em junho, seu Centro de Mediação e Arbitragem.

2010
O então presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o homenageado especial do jantar de aniversário de 98 anos da instituição

2011
O presidente de Portugal vem ao Brasil exclusivamente para participar da cerimônia de 99 anos da Câmara Portuguesa, ocasião em que recebe o título de Homenageado Especial.

2012
A Câmara Portuguesa moderniza-se e relança a sua imagem associada ao conceito POR+.

2012
Em dezembro, comemora em festa de grande estilo os seus 100 anos. 

2013
Na homenagem a Roberto Medina, idealizador e produtor do Rock in Rio, durante o aniversário de 101 anos tivemos um grande show com a cantora portuguesa Aurea.

2014
INAUGURAÇÃO DO CENTRO+NEGÓCIOS. Inaugurado em 17 de junho de 2014, na sede da Câmara Portuguesa, com a presença do Exmo. Ministro da economia de Portugal,  Dr. Antonio Pires de Lima, o Centro+Negócios visa contribuir para a criação e desenvolvimento de empresas portuguesas em suas atividades, fornecendo infraestrutura de apoio para facilitar sua implantação no mercado brasileiro, tanto como sede, quanto por prestação de serviços em meio a parcerias. 

Em 2014, foram realizadas ações com o objetivo de ampliar a dinâmica estabelecida pela Câmara Portuguesa no ano anterior. Demos continuidade ao Media Partner, às duas categorias de Mantenedores (Premium e Gold) e iniciamos a categoria Silver. Todas fundamentais para o crescimento das atividades e visibilidade da Câmara. 

2015
No dia 1 de Julho de 2015 a Câmara Portuguesa assumiu a presidência da Eurocâmaras, organização fundada em 1999 pelos representantes das câmaras de comércio europeias no Brasil, e que representa os interesses de cerca de 5000 empresas europeias no País.  

No final do ano a Câmara Portuguesa aumentou a sua presença no ambiente digital através da criação da aplicação para tablete e smartphone. Modernizou também o seu site na internet.

2016
No dia 6 de agosto de 2016 ocorreu no Grand Hyatt Hotel um Jantar com a presença do Exmo. Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa. 

Acordo com a Federação de Comércio de bens, serviços e turismo do Estado de São Paulo – FeComércio. O acordo tem por objetivo disponibilizar os serviços da Fecomercio por meio de parceria institucional do Centro+Negócios no sentido de apoiar as empresas utilizadoras com informação e contatos que promovam o comércio. 

2017  
Destacamos as autoridades portuguesas presentes nos eventos realizados em 2017: Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luis Carneiro, Secretário da Internacionalização, Jorge Costa Oliveira, o Ministro de Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva. 

O jantar de 105 anos da Câmara Portuguesa ocorreu no dia 23 de novembro de 2018 e prestou homenagem póstuma a Américo Amorim. Presenciaram o Jantar o Embaixador Jorge Dias Cabral, Consul Geral Paulo Lourenço, Fernando Carvalho da AICEP, Ministro de Negócios Estrangeiros Augusto Santos Silva, das autoridades brasileiras, o Prefeito de São Paulo João Dória, Secretário da Educação do Estado de São Paulo José Renato Nalini, Presidente da Agencia SP Negócios Juan Quirós e o Embaixador da Delegação U.E., João Cravinho. 

2018
A Câmara Portuguesa recebeu a menção honrosa de Câmara de Comércio Portuguesa, entregue pela mão de Manuel Caldeira Cabral, Ministro da Economia. A entrega decorreu durante o jantar de encerramento do primeiro dia de Reunião – que teve lugar em Berlim e que contou também com a presença do Paulo Portas, Bruno Bobone e Miguel Horta e Costa. O objetivo desta menção honrosa é valorizar o trabalho realizado no apoio a internacionalização das empresas portuguesas e a captação de IDE para Portugal. 
No dia 1 de julho de 2018 a Câmara Portuguesa e o Conselheiro Nuno Rebelo de Sousa foram reeleitos por mais 2 anos na presidência da Federação das Câmaras Portuguesas no Brasil. 

2019
A Câmara Portuguesa, no 1º dia de Maio de 2019, concedeu a sua Presidência ao nosso antigo Conselheiro Nuno Rebelo de Sousa. A tomada de posse ocorreu em Assembleia, na Casa Araújo Pinto, onde a Câmara se mantem. 
A Federação das Câmaras, com o apoio da Câmara Portuguesa, promoveu novamente, a realização de uma Missão no Websummit e angariou a participação de vários empresários brasileiros." 

PRESIDENTES DA CÂMARA PORTUGUESA ↓